O que está buscando?

Espaços

Centro Cultural FIESP, palco de excelência para as artes cênicas e visuais, audiovisual, música e tecnologia

 

A arquitetura moderna do edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, sede do SESI-SP, que também abriga a FIESP, o CIESP, o SENAI-SP e o Instituto Roberto Simonsen, o tornou ponto de referência no skyline da cidade e permite a realização de inúmeras atividades que integram o Centro Cultural FIESP à Avenida Paulista, incluindo a livre circulação em seu interior e o uso de espaços alternativos, como a esplanada e o foyer do Teatro, para inusitadas manifestações artísticas e culturais que surgem em sua ampla e diversificada programação. Atração requisitada por turistas e habitantes de São Paulo, os visitantes podem conhecer a loja da SESI-SP Editora, seus livros e catálogos de arte, localizada ao lado da Galeria; contemplar a fachada de concreto da Alameda Santos, projetada por Roberto Burle Marx (1909-1994); tomar um café observando o visual do jardim de inverno; se divertir com os premiadíssimos espetáculos teatrais e acompanhar as apresentações musicais regulares.

O Centro Cultural FIESP é um importante equipamento mantido pela indústria paulista e administrado pelo SESI-SP, uma referência de qualidade e apreciado patrimônio cultural dos paulistanos. Em suas dependências recebe mais de 200 mil visitantes por ano, que prestigiam suas manifestações artísticas e culturais.

 

Teatro do SESI-SP

Nascido como Teatro Popular do SESI nos anos de 1960, ganhou a atual sede, na Avenida Paulista, em 1977, tornando-se um dos mais importantes espaços das artes cênicas e afirmando o SESI-SP como um dos mais representativos produtores teatrais do país. A programação, 167 vezes premiada pela crítica especializada, coloca em cartaz montagens inéditas e festivais de dança para os públicos adulto e jovem, numa atividade permanente e com entrada gratuita.

Além do Teatro do SESI-SP, na Avenida Paulista, a entidade tem outros 20 espalhados pela capital, Grande São Paulo e interior do Estado e que foram especialmente construídos a fim de dar conforto e condições técnicas para acolher todos os tipos de espetáculo. Com capacidade média de 250 lugares, eles trazem benefícios inequívocos para a comunidade onde se situam, melhoram a oferta de expressões artísticas e inserem essas localidades no mapa cultural brasileiro.

  Lotação máxima de 456 pessoas  


 

 

Galeria de Arte do SESI-SP 

O espaço expositivo, com características museográficas e localizado em uma área de mil metros quadrados, recebe um público anual de cerca de 100 mil pessoas e proporciona visitas livres e monitoradas para alunos de escolas públicas e particulares, grupos de trabalhadores de indústrias, associações, corporações e outras instituições. Sua programação contempla mostras artísticas e históricas – que receberam oito prêmios, entre eles, seis da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA – e, sempre que possível, conta com obras interativas, legendas em braile e audiodescrição.

 Lotação máxima de 180 pessoas   

 

 

 

Espaço Mezanino 

Esse ambiente alternativo e de múltiplo uso é dedicado à apresentação de espetáculos profissionais, performances experimentais, leituras dramáticas, encontros, bate-papos, cursos, workshops e exibição de filmes em formato digital, tornando o Centro Cultural um espaço dinâmico e permanentemente ocupado com atrações únicas de artes e cultura. 

 Lotação máxima de 50 pessoas  

     

 

 

Galeria de Arte Digital SESI-SP

Em nada menos do que 92 metros de altura, estende-se uma tela de 3,7 mil metros quadrados, onde está instalada a primeira galeria de arte digital a céu aberto da América Latina. Na fachada piramidal do edifício, em forma de colmeia, estão instaladas mais de 100 mil lâmpadas de LED, formando uma cadeia elétrica que possibilita a transmissão de até 4,3 bilhões de combinações de cores, com baixo consumo elétrico, 4,5 kVA por hora, o equivalente à média de uma residência familiar. A programação anual da Galeria conta com intervenções visuais e mostras interativas que permitem a participação do público em geral, envolvendo jogos, músicas e performances de artistas nacionais e estrangeiros. A iniciativa, pioneira do SESI-SP, é um canal de difusão de arte e tecnologia que integra o cenário da cidade, colocando São Paulo na vanguarda das metrópoles do mundo que associam a cultura e o seu tecido urbano, o que possibilita a construção de uma comunidade ativa, conectada por meio de uma nova mídia.

 

 

Galeria de fotos

Inaugurada em janeiro de 2017, junto ao Salão de Exposições e ao novo espaço de convivência da Avenida Paulista, com cafeteria e jardim de inverno, a Galeria de Fotos do SESI-SP dá vez à produção fotográfica como expressão artística e cultural. Em quatro exposições anuais, a galeria favorece a difusão de todas as manifestações que um olhar apurado, lente e luz podem produzir, do fotojornalismo à fotografia de estúdio, dando oportunidade a novos artistas e reverenciando o trabalho de profissionais já consagrados.

 Lotação máxima de 50 pessoas                                                                                 

 

 

Espaço de exposições

Pensado para ser um espaço democrático e descontraído, onde qualquer forma de manifestação artística tem a oportunidade de ser exibida, o Espaço de Exposições preza pela informalidade e a livre circulação do público. Mais intimista em relação à Galeria de Arte do SESI-SP, é aberto para pocket shows, apresentações performáticas e exposições fora do mainstream.

 Lotação máxima de 90 pessoas                                                                                             

 

 

Livraria SESI-SP

A livraria está localizada nas dependências do Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, ao lado da Galeria de Arte. Possui publicações de diversos autores, incluindo os catálogos de arte de todas as exposições realizadas pelo SESI-SP.

Confira as publicações disponíveis www.sesispeditora.com.br/

                     

Núcleo de Memória

O Núcleo de Memória Cultural do SESI-SP tem a função de reunir, organizar e custodiar fontes documentais que possibilitem o resgate histórico e o conhecimento das atividades de produção e difusão cultural da instituição. Com atendimento ao público interno e externo para pesquisa em seu acervo – composto por figurinos, gravações dos eventos, troféus, fotos, materiais de divulgação, entre outros –, possibilita o acesso à informação e colabora com outras áreas na medida em que serve de base para pesquisa e elaboração de produtos e serviços e fornece subsídio para a comunicação e o desenvolvimento de projetos.