O que está buscando?

SOBRE O CENTRO CULTURAL

 

O Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, mantido e administrado pelo SESI-SP, é um importante equipamento mantido pela indústria paulista, uma referência de qualidade e apreciado patrimônio cultural dos paulistanos.

Inaugurado em 1998, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928), ganhador do prestigiado Prêmio Pritzker, o complexo integra-se à calçada por uma esplanada de 22 metros que amplia sua capacidade de circulação, deixando à mostra a moderna estrutura metálica sem fundações. Localizado na Avenida Paulista – uma das maiores do país, importante eixo viário que reúne cerca de 200 mil moradores, epicentro financeiro, cultural e turístico de São Paulo –, o Centro Cultural, com mais de 170 prêmios em sua história, oferece, gratuitamente ou a preços populares, atrações diversificadas para as várias faixas etárias e acessibilidade para o público especial em todos os seus ambientes. Em 2008, recebeu nova denominação em homenagem à antropóloga Ruth Cardoso (1930-2008), incentivadora da educação solidária no país.

 

Ruth Corrêa Leite Cardoso (1930-2008) foi doutora em antropologia pela Universidade de São Paulo e atuou em instituições como Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade de Berkeley (Califórnia) e Universidade de Columbia (Nova York). Foi também professora da Universidade de São Paulo e diretora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

Entre seus cargos de destaque, presidiu o conselho assessor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre Mulher e Desenvolvimento, foi membro da junta diretiva da UN Foundation e da Comissão da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre as Dimensões Sociais da Globalização e da Comissão sobre a Globalização.

 
 Imagem ilustrativa